Sem categoria

Qual a origem dos carimbos?

Qual a origem dos Carimbos?

A etimologia revela que o termo “carimbo” vem da palavra “ka’rimbu” do vocabulário quimbundo de Angola cujo significado é “marca”.

O carimbo como conhecemos, feito de madeira ou metal com sua base em borracha trazendo textos, letras e símbolos em relevo, surgiu como uma ferramenta que marcava os selos pessoais de correspondências ou documentos oficiais de autoridades e figuras notórias no passado.

Ao longo do tempo, os carimbos deixaram de ser usados apenas pelos nobres e autoridades para chancelar ou conferir notoriedade a papéis oficiais, passando a ser utilizados como marcas em cartas, registros, documentos, entre outros, por diferentes profissionais ou instituições.

Os carimbos são importantes acessórios em escritórios, particulares ou governamentais, nos cartórios, repartições públicas e nos correios servem, desde o início do selo postal com a finalidade de estampar, assinalar, datar e registrar itens processados, além de trazer informações sobre rementes e destinatários.

Conforme a tecnologia foi avançando, os carimbos foram se modificando, dando origem à novos formatos e materiais. Um deles, bastante usado, tem formato de caneta, que torna simples o transporte, ocupa pouco espaço e evita manchas indesejadas em roupas ou mesas.

Os anos passaram, mas, para muitas tarefas o objeto continua tendo grande utilidade, em alguns casos é indispensável como em receitas médicas e protocolos.

Os carimbos seguem cumprindo sua missão também como instrumento pedagógico, que facilita a vida dos professores em correções de provas, trabalhos e até mesmo para registrar mensagens de incentivo.

Para empresas, é uma boa forma de destacar, diferenciar e personalizar produtos e embalagens, além de ser usado para agradecer aos clientes pela compra ou usar logotipos, frases e símbolos de acordo com a comunicação e diretrizes da marca.